Close Menu
FuneartFuneart
    Facebook X (Twitter) Instagram
    FuneartFuneart
    • Home
    • Quem Somos
    • Contato
    • Loja Online
    Facebook Instagram YouTube
    FuneartFuneart
    Início » Velas funerárias – As diferenças e a evolução deste artigo nos velórios
    Destaque

    Velas funerárias – As diferenças e a evolução deste artigo nos velórios

    Imprensa FuneartPor Imprensa Funeart4 mins de leitura
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Ascender velas funerárias é uma tradição que traz alento para quem homenageia seu ente querido.

    Velas funerárias - As diferenças e a evolução deste artigo nos velórios.

    Não é nada fácil lidar com a perda de um ente querido. Quando esse momento chegar a despedida será inevitável e a possibilidade de uma homenagem também. Diante desses fatos muitos são os acessórios utilizados para esse momento, e entre tantas possibilidades tem um em especial: a vela funerária, a qual teve mudanças e evolução com o passar do tempo nos velórios.

    A prática de ascender velas ou lamparinas em honra aos mortos nos remente à antiguidade. Pois, em muitas culturas o fogo representava um elemento purificador, o qual havia uma conexão entre o mundo dos vivos como o dos mortos.

    Sobre ascender velas em funerais

    Indo mais a fundo nessa história, percebemos que o ato de ascender velas aos mortos não é bíblico por si só. Contudo, não é um hábito relatado na Bíblia. Por outro lado a luz é um símbolo muito presente no Antigo e no Novo Testamento. Portanto, a luz e a iluminação aparecem sim como símbolo e metáfora, mas não especificamente como parte de algum ritual ou homenagem aos mortos.

    Ascender velas aos falecidos, é uma tradição cercada de símbolos positivos. E sendo assim as mesmas vão além, elas podem ter significados pessoais ou simplesmente levar alento àquele que está em luto homenageando a pessoa falecida.

    Entretanto, pode-se dizer que as velas estão aliadas às orações, reflexões e intenções dos presentes. Enquanto suas chamas trazem uma espécie de consagração e ligação com a luz do amor. Mas, independente da religião seguida, o fato de ascendê-las está dedicado a um determinado guia espiritual, santo, anjo, mestre ou a um símbolo de luz e respeito.

    Salvo que a palavra velório vem da expressão vela. Sobretudo, antigamente quando não havia energia elétrica e uma pessoa falecia, os familiares e amigos ficavam em volta do corpo em vigília segurando velas acesas,

    As velas e seu surgimento

    Todavia diante de tanta simbologia remetida às velas e para maior entendimento do assunto vale um breve registro de seu surgimento. Adaptadas de uma invenção dos Romanos a partir de 500 a.C. essas eram imersas e feitas de sebo animal. Consistia em submergir o pavio em um recipiente quente deixando que o mesmo se solidificasse e voltasse a encobrir até ficar na espessura desejada.

    já na China, os primeiros registros foram de velas feitas de gordura de baleia e remontavam a dinastia Chin (221-206a.C). E concluindo, na índia a parafina de canela a ferver foi usada para a fabricação das mesmas em templos.

    A evolução das velas

    Quanto a evolução das velas , essa fabricações se mantiveram com variações de materiais que geravam muita fumaça e fuligem. Posteriormente a mesma teve um avanço na segunda metade do século XIX, com o início da exploração do petróleo e a descoberta dos seus subprodutos.

    Após a descoberta da parafina, realizada pelo industrial químico Carl Ludwig Freiherr Von Reichenback, ela se tornou mais dura e menos gordurosa que o sebo. Tornando-se o principal ingrediente das velas. Ao término da segunda Guerra Mundial, desenvolveu-se a parafina sintética. Utilizada para ceras e diversos plásticos, a qual se tornou também o principal ingrediente da indústria das velas. Em 2010, a indústria dinamarquesa concentrou investimentos em pesquisa e desenvolvimento, inovando e criando as velas Klar.

    Tipos e tamanhos das velas funerárias

    Diante do citado acima a respeito desse acessório praticamente indispensável nos velórios, entram em cena seus vários tipos, cores, tamanhos e formatos. Pensando em tudo isso, a FUNEART Artigos Funerários traz para seus clientes as velas de fabricação própria.

    • Velas compridas de parafina pura, nas cores brancas e amarelas, medindo 30 cm de altura x 30 cm de diâmetro.
    • Velas Votiva 50 x 50 mm branca.
    • Velas Votiva 50 x 57 mm branca.

    Para saber sobre esses e muitos outros acessórios do nicho funerário entre em contato com a equipe FUNEART através do telefone (11)4692-5451, whatsApp (11) 9 72049801 ou envie um e-mail para atendimento@funeart.com.br

    artigos funerários funeart velas funerárias velórios
    Compartilhe Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Imprensa Funeart

    Posts relacionados

    Transformação Digital no Setor Funerário 

    17 de março de 2025

    Sua funerária no Google Meu Negócio

    21 de fevereiro de 2025

    Agilidade e qualidade na impressão de faixas para coroas

    3 de fevereiro de 2025

    Pesquisar
    Loja Virtual
    funeart logo voja virtual
    Posts Recentes
    • Transformação Digital no Setor Funerário 
    • Sua funerária no Google Meu Negócio
    • Agilidade e qualidade na impressão de faixas para coroas
    • Necromaquiagem, quem pode realizar e como é feita
    • Black Friday da Funeart: Descontos Imperdíveis para o Setor Funerário
    Curta nossa FanPage
    Empresa
    • (11) 4692-5451 ou (11) 97204-9801
    • De Segunda à Quinta das 07h às 17h e de Sexta 07h às 16h
    • atendimento@funeart.com.br
    Categorias
    • Destaque (6)
    • Notícias (62)
    • Novidades (2)
    Loja Virtual
    Facebook Instagram YouTube
    © 2025 Funeart Artigos Funerários.
    Desenvolvido por AKYO Comunicação.

    Digite acima e pressione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.