Quem acompanha nosso blog sabe que um dos assuntos mais recorrentes são as curiosidades. Desta vez, buscamos conhecer os costumes mais exóticos relacionados a morte. A visão da vida após a morte varia segundo os costumes de cada povo. Tradições estranhas e macabras envolvendo os mortos são uma constante ao longo da história. Conheça alguns:
1) Sopa de Cinzas
Um dos costumes mais estranhos e primitivos é o endocanibalismo (canibalismo entre indivíduos da mesma tribo), um ritual sagrado praticado pelos ianomâmis da Amazônia venezuelana. A tribo acredita que a morte de uma pessoa se deve à ação de xamãs e demônios. O cadáver é imediatamente cremado e suas cinzas e ossos são divididos entre parentes e aliados. Depois de alguns meses, as cinzas são misturadas em uma sopa de bananas, que a tribo consome para absorver a energia vital do falecido.
2) Lembrança Viva
Um dos rituais maias da Península de Iucatã, México, consistia em desenterrar o cadáver depois de três anos e meio. Os ossos eram retirados do túmulo, lavados e cobertos com guardanapos ricamente bordados. Todos os anos, na véspera do Dia dos Mortos, os ossos eram colocados em um ossário para honrar a memória do falecido.
3) Luto e mutilação
Um costume do povo Dani, proibido atualmente, obrigava as mulheres a cortar um dedo quando alguém da família morria, como forma de expressar gratidão e dor pela perda do ente querido. Se fosse alguém muito importante, seu corpo era mumificado. Ainda é possível encontrar idosos mutilados por essa prática.
4) Entrada para outro mundo
O famadihana é um ritual realizado a cada sete anos em Madagascar, no qual a família desenterra o corpo do morto, envolve-o em um pano e dança com ele. Essa é uma forma de celebrar a desintegração do corpo, considerada um requisito necessário para que o espírito possa entrar no outro mundo.
Via: Discovery