Técnica realizada por profissionais que tenham muita sensibilidade trazendo conforto aos presentes nos atos fúnebres e dignidade e uma aparência saudável ao corpo velado.

Maquiagem, sinônimo de vaidade e reparação de alguns erros superficiais na pele. O que esse assunto tem a ver com o setor funerário? Tudo, e nesse caso a prática leva o nome de necromaquiagem.
A perda de uma pessoa querida por si só é muito dolorida, Sendo assim, a necromaquiagem irá amenizar a dor dos familiares e amigos do falecido, proporcionando um último momento de conexão e despedida mais confortante. A mesma objetiva resgatar o aspecto natural do ente querido que já se foi, recuperar e manter uma aparência saudável para uma despedida respeitosa. Contudo, o corpo passa por diversas transformações após o óbito, mesmo que a morte seja de causa natural ou sem sofrimento.
No período de 12 horas após o falecimento o corpo começa perder tecido corporal, proteínas e há uma presença maior de bactérias. Consequentemente todo esse processo acaba mudando a aparência do falecido, incluindo a presença de inchaço e a aparição de cores azuladas e esverdeadas. Certamente essas transformações corporais podem acontecer de acordo com a causa do óbito, ou seja, algumas pessoas podem sofrer mudanças impactantes, principalmente no rosto.
Como é realizada a necromaquiagem
Embora esse processo pareça algo simples de realizar, o mesmo envolve um conjunto de técnicas e dessa forma não é qualquer pessoa que pode realizar esse serviço. Em alguns casos, maquiadores se especializam em maquiagem funerária para atuarem como necromaquiador. Em outro momento são os tanatopraxistas, profissionais responsáveis pela tanatopraxia que realizam os trabalhos. E se engana quem pensa que a necromaquiagem não se assemelha a que realizamos diariamente, inclusive alguns materiais são os mesmos.
Mas devido a ausência de circulação sanguínea, muitos produtos estéticos acabam não aderindo muito bem à pele do falecido. Eventualmente é necessário aplicação de creme hidratante nas áreas que devem ser trabalhadas como rosto, mãos e pescoço. Outrossim, muitos profissionais que trabalham tanto com a maquiagem convencional quanto a necromaquiagem declaram que disparadamente a segunda opção é mais difícil do ponto de vista técnico.
Necromaquiagem natural e corretiva
Como funcionam esses processos? Igualmente ambas são de suma importância. A natural, ocorrerá para resgatar a aparência orgânica enquanto a necromaquiagem corretiva é utilizada em casos de mortes acidentais ou violentas. A segunda modalidade tem como objetivo esconder as imperfeições causadas por um acidente, como hematomas e arranhões, por exemplo. Importante salientar que dependendo da causa do falecimento, a necromaquiagem poderá ter um tempo de produção de até 4 horas.
Perder um familiar ou amigo querido além de ser um momento que nos sentimos vulneráveis diante da situação, poderá ser uma lembrança traumática. Pois ao visualizarmos a pessoa querida com sua aparência totalmente diferente devido a causa da morte ou tempo que demorou para ser encontrado.
Sobretudo quando nos deparamos com uma pessoa falecida bem arrumada, vestimentas alinhadas e aparência agradável no velório, a família guardará uma imagem confortante. E é nessa hora que entra o importante trabalho do necromaquiador.
O profissional deverá ser sensível compreendendo que naquele momento há uma pessoa que independente escolhas precisa ser tratada com todo respeito. E mais importante de tudo é preciso que esse profissional tenha um psicológico consolidado para que possa exercer a profissão. Afinal de contas é o trabalho dele que vai eternizar uma boa imagem para todos os presentes no cerimonial de despedida.
Como se forma um necromaquiador?
Salvo que essa formação normalmente é técnica ou qualificatória e realizada via cursos específicos da área. Há, também, cursos que oferecem a formação conjunta em necromaquiagem e tanatopraxia. Mas para aqueles profissionais que querem uma qualificação mais ampla, já existe no Brasil o curso de Ciências Mortuárias. O qual irá proporcionar além da competência em necromaquiagem e tanatopraxia como uma preparação específica em trabalhos técnicos em crematórios e funerárias. Técnicas especializadas de reconstrução facial e, também, atividades de necropsia (identificação da causa da morte) e papiloscopia (reconhecimento da identidade do corpo por meio das digitais).
Sobre a FUNEART
A FUNEART é uma empresa fabricante e distribuidora de materiais para o setor funerário e está sempre conectada às novidades do setor. E cada vez mais satisfaz as necessidades de seus clientes. Localizada na cidade de Biritiba – Mirim no estado de São Paulo, a FUNEART conta com uma diversidade em produtos. Os quais englobam artigos de proteção, velas e no caso da necromaquiagem a cola labial. Utilizada juntamente com a técnica citada irá proporcionar uma fisionomia mais leve à pessoa que está sendo velada.
Para maiores informações sobre nossa empresa entre em contato através dos seguintes contatos: atendimento@funeart.com.br e (11) 97204-9801 WhatsApp.